Skip to main content

Embora a queda da Euribor tenha trazido algum alívio financeiro, reduzir a prestação mensal do seu crédito habitação com outras medidas será certamente uma ajuda valiosa para o seu orçamento familiar.

1. Analise as condições atuais do seu crédito habitação

Antes de mais é importante recordar todas as condições do seu crédito habitação, nomeadamente a taxa de juro aplicável e respetivo indexante e spread, o prazo e produtos financeiros que possa ter contratado para baixar o spread. Todas estas informações são relevantes para reduzir a prestação do seu crédito habitação e constam da Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE) que o banco lhe entregou aquando a contratação do seu crédito habitação. Se não sabe onde a tem, peça-a no banco ou veja se está disponível no seu homebanking.

2. Amortize parcialmente o crédito 

Reduzir o valor em dívida do seu crédito habitação é seguramente uma boa maneira de reduzir a sua prestação mensal, e, note que, se o seu crédito for à taxa variável, até ao final de 2025, está isento do pagamento de comissão de amortização parcial e total, o que é seguramente uma poupança adicional.

Mas para poder amortizar o seu crédito tem de ter algum dinheiro disponível para o efeito, o que pode representar uma dificuldade. Mas não desanime, se tem poupanças faça contas. Não mexa no valor que tem destinado ao seu fundo de emergência (o equivalente ao valor entre 4 e 6 meses de despesas mensais), mas veja a que taxa de juro tem aplicado o valor que o excede, e compare com a taxa de juro que paga pelo seu crédito habitação. Esta última é seguramente maior, o que significa que está a perder dinheiro. Assim compensa utilizar a sua poupança para reduzir a sua prestação mensal.

3. Fale com o banco para rever as condições do seu crédito

Se não pode amortizar o valor em dívida existem duas formas de reduzir a prestação do seu crédito habitação junto do seu banco: aumentar o prazo do empréstimo ou renegociar o spread. Veja se o banco está disponível para o fazer, mas lembre-se que tem uma vantagem negocial que pode usar: o ser cliente do banco e este não o querer perder para a concorrência.

Aumentar o prazo 

Para reduzir a sua prestação mensal negoceie um aumento de prazo. Note, no entanto, que de acordo com as regras do Banco de Portugal o prazo do crédito não pode ultrapassar os seus 70 anos de idade (podendo até ser menos).

Renegociar o spread 

Se o seu crédito é à taxa variável pondere renegociar o spread associado adquirindo outros produtos financeiros do banco. Mas faça contas e veja se a redução do spread compensa o que vai gastar com outros produtos.

4. Peça propostas a outras instituições financeiras

Outra alternativa que tem ao seu dispor é pedir propostas a outros bancos. Não se admire se lhe apresentarem uma proposta melhor do que a quem atualmente. Como o crédito habitação é considerado o produto financeiro mais importante para os bancos, estes têm todo o interesse em ganhar um novo cliente. E por isso fazem muitas vezes campanhas de transferência de crédito habitação.

Compare as condições propostas com as que tem no seu banco atual. E se o seu crédito for de taxa fixa veja se suportam a comissão de amortização antecipada.

Mas se não quer mudar de banco, use essas propostas para negociar novas condições para o seu crédito.

Fale com a Lead Kash

Se quer reduzir a prestação mensal do seu crédito habitação fale connosco. A Lead Kash trata de todo o processo por si e no final, apresentamos-lhe a solução ideal para alcançar esse objetivo. E o melhor de tudo: este serviço não tem qualquer custo para si. Fale connosco e deixe-nos simplificar a sua vida.