Skip to main content

Um processo de crédito habitação é um processo algo demorado e que envolve algumas burocracias. Escrevemos este artigo para que saiba as diferentes etapas com que pode contar no processo de intermediação com a Lead Kash.

Quais as etapas do processo de crédito habitação?

  1. Enquadramento;
  2. Recolha de Informações;
  3. Pré-aprovação do processo;
  4. Escolha da melhor proposta;
  5. Avaliação do Imóvel;
  6. Escritura

Enquadramento

A fase de enquadramento é uma fase muito importante, onde o consultor Lead Kash vai perceber quais as suas necessidades e objetivos. Nesta fase, queremos saber o montante da operação, os prazos da operação, se já existe um imóvel ou se ainda está em estudo. Nesta fase definimos expetativas e alinhamos objetivos.

Recolha de Informações

O passo seguinte consiste em recolher informações sobre os clientes e sobre o imóvel, caso já o tenha selecionado. Assim, será necessário documentar os rendimentos, o vínculo laboral, o perfil de crédito (quantos créditos tem e quais as suas condições), o perfil de consumo (analisar extratos bancários), e informações sobre o imóvel, nomeadamente localização, tipologia, valor de mercado, entre outros.

Pré-aprovação do processo

Na posse de toda a documentação exigida pelos bancos, e dos formulários de autorização de tratamento de dados, o consultor de crédito irá montar todo o processo. É papel desta pessoa enquadrar o processo nos critérios da banca e defender os seus méritos junto de vários bancos. O nosso objetivo não é facultar simulações, que maioria das vezes não vinculam o banco. O objetivo é que tenha uma ou mais pré-aprovações do seu processo, para que possa escolher a alternativa que mais lhe interessa.

Escolha da melhor proposta

Tendo recebido diferentes propostas de crédito habitação, o seu consultor Lead Kash irá apresentar as propostas e explicar as vantagens e desvantagens de cada proposta. As propostas de crédito não são todas iguais, variando em critérios como o custo, o prazo, a relação empréstimo/garantia, a exigência de seguros ou as comissões de manutenção de conta. Assim, o consultor apresenta as diferentes propostas e ajuda a decidir qual a que mais se enquadra com os seus objetivos.

Avaliação do imóvel

As propostas de crédito ficam pendentes da boa avaliação do imóvel que será dado como garantia da operação. Como o banco irá financiar uma percentagem do valor da garantia, quanto maior este valor maior o valor do empréstimo. Assim, irá ser contactado pelo avaliador para uma visita à casa, da qual sairá um valor que balizará toda a operação. Deste valor pode depender a necessidade de maior ou menor capital próprio.

Escritura

O último passo do processo é a escritura de compra e venda do imóvel. Parece simples, e pode ser simplificado com o apoio de um profissional. Mas há várias etapas e procedimentos a seguir. Nesta fase, são pagos os impostos e é feito financiamento não sem antes ter de emitir o seguro de vida, que pode exigir a realização de exames médicos dependendo do seu estado de saúde e do montante do empréstimo.

A compra de um imóvel é um processo que pode ser emocionante e emocional, pelo que beneficia muito de ter um apoio de um consultor que o acompanha do princípio até ao fim. Se quer avançar com o processo ou se tem dúvidas que precisa de esclarecer, preencha o formulário abaixo e fale com um dos nossos consultores.