Skip to main content

Se quer reduzir os seus encargos considere reforçar o seu crédito habitação para liquidar os seus outros créditos. Veja se cumpre as condições para o fazer porque as vantagens para o seu orçamento são evidentes.

As vantagens em reforçar o seu crédito habitação para liquidar outros créditos  

A taxa de juro mais baixa

Claramente esta é uma vantagem. A taxa de juro aplicada aos seus créditos financeiros é mais alta que a taxa de juro do seu crédito habitação.

Se estava a pensar contrair um crédito pessoal para liquidar todos os outros não o faça. Veja a taxa de crédito máxima fixada pelo Banco de Portugal para os novos créditos a consumidores, e compare-a com a taxa de juro do seu crédito habitação. É seguramente muito mais alta.

A prestação mensal será inferior à soma de todas as suas prestações atuais

Se reforçar o seu crédito habitação, a prestação mensal vai subir (porque o valor em dívida será agora maior), mas é certamente inferior à soma da sua prestação atual com as dos seus créditos pessoais.

A sua taxa de esforço baixa

Ao diminuir o peso dos encargos financeiros no seu rendimento mensal, está a ganhar folga financeira e por isso a reduzir a sua taxa de esforço. É o primeiro passo para atingir a felicidade financeira.

Para reforçar o seu crédito habitação o valor da dívida tem de ser menor que o seu LTV

Mas para poder aumentar o valor do seu crédito habitação tem de ser possível fazê-lo. Para tal há três valores que tem de considerar: o valor da sua dívida atual, o valor das suas dívidas financeiras e o valor de avaliação da sua casa.

Veja qual o valor da sua dívida atual

No seu plano financeiro, incluído na Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE) , que o banco lhe entregou aquando da contratação do seu crédito habitação, consta o valor de capital em dívida na data de pagamento de cada prestação. Consulte-a e saiba quanto ainda deve. Ou em alternativa, veja se o valor do capital que ainda deve está no seu extrato mensal bancário ou pergunte no seu banco.

Calcule o valor das suas dívidas financeiras atuais

Some o valor em dívida de todos os seus créditos financeiros, incluindo a dívida do cartão de crédito, se não tem pagamento do saldo na sua totalidade. Caso não consiga saber o valor exato de cada crédito, pergunte nas entidades que o concederam. Veja também se tem penalização em caso de os liquidar na sua totalidade antes do final do prazo. Ou seja, se tem de pagar comissão de liquidação antecipada. Caso tenha, some esse valor ao total das suas dívidas.

Saiba qual o valor de avaliação do seu imóvel

Este é um valor importante, já que o seu crédito habitação não deve exceder o rácio entre o valor do empréstimo e o valor de avaliação (LTV) fixada pelo Banco de Portugal.

Se já tem o seu crédito habitação há muito tempo, não só o valor da sua dívida já baixou como a avaliação do seu imóvel está seguramente desatualizada, em função do aumento do valor das casas que se tem registado nos últimos anos. Considere assim, pedir nova avaliação ao banco, mas não se esqueça que tem de a pagar.

Faça as contas

Com estes valores, o passo seguinte é fazer contas.

Calcule a diferença entre o valor máximo de crédito habitação que podia ter associado ao seu imóvel, tendo em conta o LTV que a instituição financeira define, e o valor atual da dívida.

Se a diferença for igual ou superior à totalidade dos créditos pessoais, então considere falar com o seu banco para usar essa folga para liquidar os seus créditos financeiros. O seu orçamento familiar fica seguramente mais folgado.

Fale com a Lead Kash

Se gostaria de saber se pode liquidar as suas dívidas financeiras reforçando o seu crédito habitação fale connosco. A Lead Kash trata de todo o processo por si e no final, apresentamos-lhe a solução ideal para alcançar esse objetivo. E o melhor de tudo: este serviço não tem qualquer custo para si. Fale connosco e deixe-nos simplificar a sua vida.