No caso de querer comprar um imóvel destinado a habitação própria e permanente, os bancos, cumprindo as recomendações do Banco de Portugal, só emprestam até 90% do valor da casa, mas se tem menos de 35 anos, pode não precisar de ter em dinheiro o valor para a entrada inicial. Ou seja, o seu crédito pode ser de 100% do valor da casa.
De facto, para facilitar aos jovens a compra de primeira habitação, o Governo através do programa “Tens Futuro em Portugal” aprovou um conjunto de medidas que incluem isenção de IMT e Imposto do Selo e uma garantia pública até 15% do valor do crédito habitação. Ou dito de outra maneira, possibilitam que os banco lhe emprestem também o valor que precisam para a entrada inicial.
Se tem menos de 35 anos pode, em determinadas condições, conseguir um financiamento de 100% do valor da casa.
Para beneficiar desta garantia tem de cumulativamente cumprir algumas condições
Nomeadamente:
- Ter entre 18 e 35 anos e domicílio fiscal em Portugal
- Ter rendimentos que não ultrapassem o 8º escalão do IRS
- O imóvel destinar-se a habitação própria e permanente
- O valor mínimo entre o valor de avaliação e o de transação do imóvel não ser superior a 450.000€
- Não ser proprietário de nenhum outro imóvel de habitação (ou seja, esta ser a sua primeira casa)
- Não ter beneficiado ainda da garantia do Estado
- Ter a situação fiscal e junto da Segurança Social regularizada
O Estado garante até 15% do valor de transação do imóvel.
Ou seja, do valor total do empréstimo, o Estado garante à instituição financeira que lhe conceder o crédito, o pagamento até 15% desse valor, no caso de entrar em incumprimento. Na prática, o Estado é seu fiador pelo montante que garantir.
Com a garantia pública o crédito habitação pode ser de 100% do valor do imóvel, contornado, desta forma, a recomendação do Banco de Portugal quanto ao valor máximo a conceder. Mas note que depois de pago o valor correspondente à garantia dada, o Estado deixa de estar envolvido no crédito.
Mas só se tiver uma taxa de esforço inferior a 50%
De facto, para o financiamento ser 100% do valor da casa, a sua taxa de esforço tem de ser inferior a 50%. Ou seja, a totalidade das suas prestações financeiras (incluindo o novo crédito) não pode exceder 50% do seu rendimento líquido, cumprindo a assim a recomendação do Banco de Portugal.
A garantia pública não está disponível em todos as instituições financeiras
De facto, não. A adesão das instituições a este medida é voluntária. Assim, ao pedir o crédito veja se esta assinou o protocolo com o Estado.
E só está disponível até 31 de dezembro
Apesar da garantia pública ter sido aprovada em 2024, só no início deste ano começou a ser disponibilizada pelos bancos aderentes. E só está disponível para contratos de crédito celebrados até 31 de dezembro de 2026.
Fale com a Lead Kash
Se tem menos de 35 anos, não tem dinheiro para a entrada inicial da sua casa mas cumpre os requisitos para poder aceder à garantia pública e ter um financiamento a 100%, fale connosco. No final, apresentamos-lhe a solução ideal para alcançar esse objetivo. A Lead Kash trata de todo o processo por si, até comparar propostas de diferentes instituições. E o melhor de tudo: este serviço não tem qualquer custo para si. Faça uma simulação, fale connosco e deixe-nos simplificar a sua vida.









2 Comments